sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Contos 3 (1934-1987
Ernest Hemingway (1899-1961) - Estados Unidos         
Tradução: José J. Veiga      
Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2015, 461 páginas



Último dos três volumes que reúnem a obra contística completa do Autor, este livro compila 21 narrativas bastante diversas entre si em termos temáticos, mas bastante próximas no resultado mediano. Trata-se, na verdade, de um ajuntamento de histórias não recolhidas em vida - provavelmente porque não se adequavam à sua exigência - e outras que são meros esboços de romance ("Um país estranho", que viria a ser aproveitado para a composição de As ilhas da corrente, publicado postumamente em 1970), capítulos de romance não terminado ("Viagem de trem" e "O cabineiro"), contos inacabados ("Quando o mundo era novo") e até mesmo fábulas infantis ("O leão bondoso" e "O touro fiel"). Os cenários são Cuba ("Uma travessia", "O regresso do mercador"*, Ninguém morre jamais", "Cada isso nos lembra um aquilo", "Boas notícias da terra firme"), a guerra civil espanhola ("A denúncia", "A borboleta e o tanque", "Véspera de batalha", "Ao pé da cordilheira" e "Paisagem com figuras"**), savanas africanas ("Arranje um cachorro de cego" e "Episódio africano"), a França no final da Segunda Guerra Mundial ("Burro preto na encruzilhada") e os Estados Unidos ("Um homem experiente", "Viagem de trem", "O cabineiro", "Um país estranho", "Veranistas" e "Quando o mundo era novo""*** ). Embora os textos tragam a marca inconfundível de Hemingway, e portanto, não desçam nunca ao nível do ruim, este é um livro dispensável: para o leitor comum, não dá ideia da grandiosidade do Autor; para seus admiradores, nada acrescenta. Talvez valha para candidatos a escritor, porque nele se pode pinçar uma frase que vale todo um manual de literatura: "Escreva sobre assuntos que você conheça" (p. 371).


"Uma travessia" e "O regresso do mercador" têm o mesmo protagonista, um certo Harry, e exploram mais ou menos o mesmo tema, o contrabando entre os Estados Unidos e Cuba - de gente, de bebida, de tudo.
** A borboleta e o tanque", "Véspera de batalha", "Ao pé da cordilheira" e "Paisagem com figuras" têm como personagem principal Edwin Henry (Hank), misto de jornalista e escritor que cobre as batalhas pela posse de Madri, entre nacionalistas e republicanos, durante a guerra civil espanhola.
*** Veranistas" e "Quando o mundo era novo" retomam o personagem Nicholas (Nick) Adams, alter ego de Hemingway, que aparece em 12 contos do volume 1.




Avaliação: BOM  

(Dezembro, 2016)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.