sábado, 25 de junho de 2016

História universal da infâmia 
e outras histórias (1954-1975) 
Jorge Luis Borges (1899-1986) - Argentina 
Tradução: Vários autores            
São Paulo: Círculo do Livro, s/d, 326 páginas



Reunião de quatro livros - três de contos (História universal da infâmia, O informe de Brodie e O livro de areia) e um de poemas (Elogio da sombra) -, limito-me aqui às narrativas de ficção. O primeiro título, História universal da infâmia, publicado em 1935 (com acréscimos na edição de 1954), já trazia todos os elementos que fariam de Borges um gênio literário: o estilo inconfundível, os temas insólitos, a mistura de realidade e imaginação. É interessante como o autor, muitas vezes rotulado de escritor de literatura fantástica, ultrapassa em muito essas definições redutoras. Seu talento se espraia por fábulas à maneira das Mil e uma noites, pelo falso ensaísmo e até mesmo pelo mais desbragado realismo. Neste primeiro volume, aliás, destaca-se justamente "Homem da esquina rosada", narrativa de vingança, covardia e valentia, digna dos orgulhosos gaúchos. São realistas - e violentos - dez dos onze contos de O informe de Brodie (1970). O único que foge a essa acepção é o texto que dá título ao livro, espécie de página perdida de As viagens de Gulliver, de Jonathan Swift (1667-1745). Já O livro de areia (1975) contém uma miscelânea de relatos com assuntos caros ao autor, como postulações metafísicas ("O congresso", "A noite das dádivas"), apreensões religiosas ("A seita dos trinta"), apólogos ("O espelho e a máscara"), erudição enciclopédica ("Undr", "O suborno"), loucura ("O disco"), o duplo ("O outro"*) e até mesmo amor ("Ulrica"), política ("Avelino Arredondo" e o extraordinário "Utopia de um homem que está cansado"*) e o fantástico em sentido estrito ("There are more things"). À parte, vale prestar atenção nos magníficos prólogos.



* O autor sempre usa seus contos para se autoanalisar. Em "O outro" demonstra sua mágoa por não conseguir reconhecimento para sua obra poética: "Escreverás poesias que te darão uma satisfação não partilhada (...)" (p. 221). Já em "O congresso" traça um cruel autorretrato:  "(...) um literato que se consagrou ao estudo das línguas antigas (...) e à exaltação demagógica de uma imaginária Buenos Aires de cuchilleros" (p. 235)



Avaliação: OBRA-PRIMA  

(Junho, 2016)


Entre aspas

"A verdade é que ninguém pode ferir-nos, salvo aqueles que amamos". (p. 159)

"Feliz o que não insiste em ter razão, porque ninguém a tem ou todos a têm". (p. 205)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.